Num mercado em Amesterdão....

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Fricassé de Frango


O Fricassé pronto a ser atacado!

 
Os toques finais......
É daqueles pratos que me traz à memória o antigamente! Não sei se partilham essa sensação comigo, mas é realmente o que sinto. Era servido em casa dos avós ou daquelas tias simpáticas ou ainda em casa dos amigos! Adoro este sabor....

Frango 3 peitos (podem usar as partes que quiserem)
Sal grosso, Pimenta Preta e Alho Moído qb
Louro 2 folhas
Cebola 1 grande
Caldo de Galinha 1 cubo
Azeite qb
Farinha qb (para polvilhar)
Vinho Branco 1 golpe
Água qb
Gemas de Ovos 2 ou 3
Salsa Picada qb (abundante) - entra em duas fases
Sumo de Limão qb

Temperar o frango cortado em pedaços com o sal grosso, a pimenta preta, o alho moído e as folhas de louro e deitar umas gotinhas de limão; reservar.
Num tacho deitar um fio de azeite e refogar ligeiramente a cebola, adicionando logo de seguida o frango e o cubo de caldo de galinha; envolver tudo bem e deixar fritar uns 3 minutos; golpear com o vinho branco e deixar evaporar; polvilhar com farinha e envolver de imediato; juntar um pouco de água até cobrir o frango e polvilhar com uma parte da salsa (o resto só entra no fim). Não tapar completamente o tacho e deixar cozinhar em lume brando.
Quando virem que o frango está cozinhado, retirem os pedaços para uma travessa e reservem, pois agora vamos tratar de finalizar o molho!
Primeiro vamos passar o molho com a ajuda da varinha mágica, o que lhe vai dar uma boa cremosidade! Experimentem para ver como está de temperos! Vamos agora adicionar as gemas uma a uma mexendo vigorosamente com uma varas para que não talhe; se for necessário mais gemas adicionem; o molho supostamente fica de um líquido cremoso. Juntem umas gotas de limão e deitem o molho sobre os pedaços de frango e polvilhem com muita salsa picada. Sirvam bem quente
Acompanhei com Arroz Yasmin (é muito branquinho, de paladar característico e cozido sem qq gordura).
Bom Apetite!

Tempo Aproximado de Preparação e cozedura: 30'

Dica: ao temperar o frango adicionei muito sumo de limão, pelo que no fim dispensei as gotas que se costumam adicionar!

1 comentário:

Catarina disse...

Hmmmmmm! Que óptimo ar!! Adoro fricassé! Vou experimentar esta receita! Obrigada Leonor! Bjs