Num mercado em Amesterdão....

terça-feira, 1 de junho de 2010

Ovos Verdes





Ovos Verdes
Acho que esta iguaria é daquelas que está no imaginário de todos nós, havia sempre uma tia, uma mãe, uma avó que os fazia.....que coisa deliciosa!
Fiz estes ovos em honra de uma amiga que me suplicou para os fazer; no entanto ela ainda não os comeu, terei que repetir daqui a uns dias e convida-la!
Ovos Cozidos 8
Azeite qb
Salsa Picada qb
Sal fino qb
Pimenta Preta
Mostarda qb (usei 2 qualidades de boa mostarda, dijon e antiga)
Sumo de Limão qb
Farinha de Milho qb (tb pode ser de trigo, mas a de milho é melhor para fritar e fica mais bonito)
Ovo batido 2
Pão ralado qb
Óleo qb

Cozer os ovos em água abundante temperada com sal grosso e vinagre (para garantir que descascam bem), assim que levante fervura contar 8/10 minutos e desligar colocando de imediato de baixo de água fria; descascar, deixar arrefecer e reservar.
Cortar os ovos ao meio no sentido longitudinal e separar as gemas das claras, com cuidado, deitando as gemas numa tigela e reservando as metades das claras numa travessa; desfazer por completo as gemas com a ajuda de um garfo e temperar com o azeite, sumo de limão, sal e pimenta, as mostardas, tudo em quantidades razoáveis ao paladar de cada um, finalizando com a salsa muito bem picadinha. Convém que daqui resulte uma papa homogénea e moldável; rechear as metades de claras, que podem e devem ser polvilhadas com sal fino e pimenta, com este preparado de gemas, com a ajuda de uma pequena colher de café, de forma a que chegue para todos e que fique mais ou menos achatado; passar pela farinha, depois pelo ovo batido e finalmente pelo pão ralado e fritar em óleo abundante e bem quente. Retirar e escorrer em papel absorvente. Podem ser comidos quentes ou frios, é uma coisa boa de levar para a praia ou qq pic-nic. Acompanhei com uma farta salada!
Bom Apetite!

2 comentários:

Barbara moser disse...

Ontem foi o jantar lá de casa, um sucesso!!! Mas acho que para a próxima vou "carregar" um bocadinho mais na mostarda. Bjs

Os Petiscos da Leonor disse...

A mostarda é de facto muito importante, dá aquele toque mais ácido, tão caracterísrtico nestes ovos! Se usares uma das mais fortes, a dijon e a antiga vais ver que melhora!
Bjns
L.