Num mercado em Amesterdão....

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Dica - Sobre o Alho


Dica - Sobre o Alho
O Alho é bom, faz bem, dá vida a muitos pratos de culinária e sem ele seríamos com certeza menos felizes! Mas infelizes ficamos quando os descascamos, entre a irritação das cascas e peles e o cheiro que fica nas mãos venha o Diabo e escolha....é claro que hoje em dia temos disponível no mercado várias alternativas, em pó, em pasta, desidratado, etc, mas nada como o alho fresco, descascado por nós!
Siga alguns destes conselhos:
Pode usar uma ferramenta própria, é um rolo de silicone onde põe o dente de alho dentro e faz rolar com a sua mão fazendo alguma pressão, a casca salta toda e o dente de alho fica intacto e bonito, e nada de cheiros na mão, não se esqueça de tirar o rabo do alho, aqui apenas sai a pele;
A forma que mais uso é esborrachar ligeiramente o dente de alho com a lateral de uma faca grande, a pele estala e solta-se por completo sendo apenas necessário retirar-lhe o rabo (esta é a forma ideal quando o queremos picar em seguida);
Há também quem ponha os dentes de alho dentro de água e os leve ao micro ondas por uns segundos, a pele salta mas os alhos não ficam grande coisa, amolecem!
Picar e cortar alhos deixa sempre mau cheiro nas mão! Mas nunca as lave com água quente nem detergente, tudo isso potencia o cheiro ainda mais....cautela! Faça o seguinte, com a faca que usou para os picar, meta-a debaixo de água fria corrente de forma a que a água caia sobre a lateral escorrendo depois par o fio da faca, ponha as mãos com o cheiro a alho por baixo desta água e surpreenda-se, o cheiro desaparece....acredite! Há tb um tipo de sabonete feito em metal à venda que produz o mesmo efeito, mas a faca funciona ainda melhor, parece bruxedo!
Aconselho ainda, e já que se usa alho quase todos os dias, a descascarem uma boa quantidade e a reservarem no frigorífico por alguns dias, dentro de uma caixa bem fechada, cuidado com os cheiros!
Boa Sorte!

Sem comentários: