Num mercado em Amesterdão....

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Dica - O que é o Chuchu?



Dica - O que é o Chuchu?
Algumas pessoas me têm perguntado o que é o chuchu, para que serve, como é, como se arranja, como se deve cozinhar....mil e uma dúvidas! Pois então aqui venho eu tentar ajudar a esclarecer....eu própria conheci este legume/fruto há relativamente poucos anos, através de uma amiga que casou e foi viver para o campo....
O chuchu é uma Cucurbitácea, tal como o pepino, as abóboras, o melão e a melancia.
É uma hortaliça fruto ou seja, um vegetal da categoria dos frutos; também é conhecido como machucho ou caiota (Açores). Na Madeira é conhecida por pepinela ou pimpinela.
Existe uma grande gama de frutos quanto à forma, tamanho e cor. Estes podem ser arredondados ou terem a forma de pêra. A casca pode ser lisa ou com espinhos, conforme a espécie, a cor varia do branco ao verde bem escuro. No mercado há preferência pelos frutos de casca verde-clara, sem espinhos. Os frutos quando passados apresentam a casca sem brilho e amarelada e com a ponta mais larga começando a se abrir. Por ser um fruto muito frágil, amassa-se com facilidade e a casca escurece rapidamente quando danificada, portanto deve-se escolher os frutos com cuidado, evitando feri-los.
Para consumi-lo não devemos comê-los crus, pois são duros para mastigar e quando os cortamos e os descascamos crus, devemos fazê-lo em baixo de água corrente pois estes têm um líquido pegajoso que cola nas mãos. Podem ser cozidos e refogados, podemos transformá-los em cremes, sopas, souflés, gratinados, bolo ou salada fria. Para consumo como refogado ou salada, escolha os frutos mais novos e menores e com casca brilhante.
Quando os frutos estão maduros, com a parte de baixo se abrindo, são excelentes para a elaboração de souflés, pois são mais consistentes e têm mais fibra. A casca pode ser removida antes ou após a cozedura. Quando os frutos estão bem novos podem ser consumidos com casca e miolo.
Eu pessoalmente uso imenso o chuchu nas sopas! Adoro.
Boa sorte!

2 comentários:

Anónimo disse...

Com chuchu,tbse pode fazer compota,fica parecido coma gia

Luís Belchior disse...

Parabens pelo blog e pela forma como está escrito !
Obrigado,
Luis B.