Num mercado em Amesterdão....

domingo, 14 de março de 2010

Lemon Curd




Lemon Curd
Quem não se lembra dos típicos lanches de antigamente, em casa dos avós, ou de uma tia, com scones, chá Earl Grey fumegante, torradas de pão caseiro, bolinhos ainda quentes....e um delicioso doce de limão a que dão o nome de Lemon Curd...uma invenção verdadeiramente divinal!
Açúcar 450 gr
Manteiga sem Sal 250 gr
Limões 6 (raspa e sumo)
Ovos 6 (inteiros)
(tenham frascos de vidro disponíveis para encher com o doce)

Deve ser feito em banho-maria, pois é mais seguro! Pôr ao lume uma panela com água a ferver e em cima colocar ou outra panela de tamanho ligeiramente inferior ou uma tigela de inox tb de nº abaixo (atenção à quantidade de água, deve ser suficiente para tocar na panela/tigela mas nunca de mais para não entrar no doce!)
Deitar primeiro a manteiga e deixar derreter ligeiramente, deitar logo o açúcar e envolver. Deixar incorporar mexendo. Adicionar a raspa e sumo dos limões, envolvendo e mexendo até se incorporar. Quando estiver tudo homogéneo começam-se a deitar os ovos, previamente bem batidos, em fio e mexendo sempre vigorosamente com umas varas. Depois ir mexendo sempre com uma colher de pau e está pronto quando apresentar um aspecto cremoso e se agarrar ligeiramente à colher de pau.
Bom lanche!

2 comentários:

Pedaços de Mim disse...

fantástico tem um aspecto maravilhoso, hoje conheci o seu blog atraves do Portugal no Coração e claro vou ficar fã!

Anónimo disse...

Brilhante!