Num mercado em Amesterdão....

terça-feira, 16 de março de 2010

Dica - Demolhar Bacalhau


Dica - Demolhar Bacalhau
Muitos não sabem, mas eu sofro de um problema grave......não gosto de Bacalhau! Tenho imensa pena, já tentei de todas as formas e feitios, mas nada; o problema é a consistência....Mas percebo do bicho e também o sei cozinhar, mas como não o faça em casa, é raro cozinhar a espécie! Mas posso sempre sugerir receitas que sei serem boas....
Para quem ainda usa o bacalhau de forma tradicional, seco e sem estar demolhado, fiquem a saber que o dito deve ser colocado dentro de água com a pele virada para cima, pois esta é impermeável (se a colocarem virada para baixo, a pele vai reter o sal!); devem ainda mudar a água várias vezes; se quiserem congelar o bacalhau devem primeiro demolha-lo.
Acrescento ainda um conselho de uma leitora do blog, que me pareceu muito válido e útil - "Há mais um truque que convém saber. Quando compramos uma dose grande de bacalhau para seguidamente demolhar e congelar (é melhor e mais barato do que o que se vende já congelado), devemos untar as postas já demolhadas com azeite, enrolar em pelicula aderente e seguidamente congelar. Assim, armazenamos as postas individualmente e perfeitinhas, sem se colarem."
Bons cozinhados!

5 comentários:

Ana Ros disse...

AHA! :)

Teresa Fraga disse...

Há mais um truque que convém saber. Quando compramos uma dose grande de bacalhau para seguidamente demolhar e congelar (é melhor e mais barato do que o que se vende já congelado), devemos untar as postas já demolhadas com azeite, enrolar em papel filme e seguidamente congelar. Assim, armazenamos as postas individualmente e perfeitinhas, sem se colarem.

Beijinhos Leonor e estou a adorar!

Os Petiscos da Leonor disse...

Obg pelas dicas Teresinha! São todas super bem vindas...vou acrescentar!

Inha disse...

ainda quanto ao bacalhau, para ele ficar ainda mais macio deve ser demolhado em leite principalmente se for para grelhar em carvão
bjs Maria Queiroga

Os Petiscos da Leonor disse...

Obg Maria!